Por Leandro Fontoura
No lançamento do Projeto Brasil Nação esta noite, em Porto Alegre, realizado em um Teatro Dante Barone praticamente lotado, o ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira deu uma aula sobre a ideia de reconstrução de um projeto nacional, na opinião dele o único caminho para o país sair da crise.
O economista lembrou que até a década de 1980 o Brasil crescia mas não distribuía riquezas. A partir do fim da ditadura, conquistou a democracia e reduziu um pouco as desigualdades sociais, mas esse processo acabou limitado pelo desenvolvimento medíocre nas últimas décadas.
Ministro da Administração e da Ciência e Tecnologia no governo Fernando Henrique Cardoso, Bresser disse que a tarefa fundamental no Brasil hoje é encontrar formas de voltar a crescer para melhorar o padrão de vida da população. Ele acredita que esse resultado será conquistado a partir de uma política desenvolvimentista, mas não populista, e oposta à atual agenda econômica, que define como "neoliberal e antinacional":
– Se o Brasil seguir neste caminho, irá se tornar uma colônia de empregados e não uma nação.
O economista pregou ainda um pacto de classes que reúna trabalhadores e empresários. Disse que, como cidadão, tem vergonha de viver num país que tem "um governo ilegítimo, fruto de um golpe parlamentar".