O tempo passa, o tempo voa, e o comando do PP continua nas mãos do mesmo grupo. Na convenção nacional realizada nesta quinta-feira, em Brasília, o senador Ciro Nogueira (PI) foi reeleito presidente, apesar de já ter sido denunciado pelo procurador Rodrigo Janot na Operação Lava-Jato.
Dois representantes do Rio Grande do Sul, o deputado Marcel van Hattem, e o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, foram os únicos votos contrários à moção que reconduziu Ciro à presidência.
O presidente do PP gaúcho, Celso Bernardi (foto), fez um discurso que deveria deixar Ciro Nogueira ruborizado, mas ele não é do tipo que se constrange por questionamentos éticos. Bernardi lembrou que na convenção de 2015 o PP do Rio Grande do Sul propôs encaminhar à Comissão de Ética, os nomes de denunciados na Lava-Jato, mas a sugestão foi rejeitada.
O presidente estadual do PP pediu transparência na distribuição do Fundo Partidário e de outras receitas para financiamento das eleições de 2018. E expressou a opinião favorável à Lava-Jato, "com responsabilização de todos os que cometeram desvio de conduta ética e de recursos públicos" e ao projeto de iniciativa popular que estabelece medidas contra corrupção.
– Não temos corruptos de estimação. Não temos compromisso com o erro. Com a mesma régua que medimos os outros, devemos medir os nossos – discursou.
VIGIA ELETRÔNICO PASSA EM TESTES
Uma das promessas de campanha do prefeito Nelson Marchezan, o sistema de reconhecimento de placas está em fase de testes nas ruas da Capital.
Em duas semanas, o software desenvolvido pela Procempa já monitorou 300 mil placas e emitiu 10 mil alertas, sendo 10 por roubo. Na quarta-feira, policiais recuperaram o primeiro veículo roubado identificado pelo sistema.
Segundo o diretor técnico da Procempa, Michel Costa, nos próximos meses, o software deve ser implantado em todos os pardais e câmeras de videomonitoramento da Capital.
O cercamento eletrônico total de porto alegre está previsto para ocorrer até o final do ano, pois depende da compra de mais equipamentos.
TUDO COMO PLANEJADO
Palavra do novo presidente do PSD gaúcho, Humberto Chitto: a nomeação de Lasier Martins para o cargo de vice-presidente, que descontentou o deputado Edu Olivera, estava acertada desde a filiação do senador ao partido.
– É natural que quem perde um espaço de poder fique magoado – diz Chitto.
Na reunião da direção, na segunda-feira, o PSD vai formalizar a expulsão do ex-deputado Mário Jardel .
ALBA REASSUME EM GRAVATAÍ
Vitorioso na eleição extraordinária do dia 12 de março, Marco Alba reassume a prefeitura de Gravataí nesta sexta-feira, às 10h.
Na véspera da posse, Alba anunciou a redução do número de secretarias de 23 para 19 e disse que a austeridade será a marca de seu segundo mandato. Na reforma administrativa, Alba criou uma secretaria para cuidar de saneamento, habitação e projetos especiais. A ideia é buscar empréstimos internacionais.
Apesar do arrocho, uma das primeiras medidas será criar 41 cargos de guarda municipal, para ajdudar no patrulhamento.
ALIÁS
A sinceridade do presidente da Petrobras, Pedro Parente, chamou a atenção de quem ouviu a entrevista dele, ontem, na Rádio Gaúcha. Parente disse que se solidariza com as pessoas desempregadas no Polo Naval de Rio Grande, mas que "fazer política pública não é papel da Petrobras".