Na primeira sessão de votações do ano na Câmara da Capital, o vereador Dr Thiago Duarte (DEM) anunciou nesta segunda-feira a criação de um bloco independente composto por cinco partidos políticos: DEM, PSB, PRB, PSD e Rede. Todas essas legendas compuseram a coligação de Sebastião Melo (PMDB), adversário de Nelson Marchezan (PSDB) durante a campanha eleitoral.
A ideia é fechar questão em temas que chegarão à Casa neste ano.
– A gente não é nem de situação, nem de oposição, faremos uma apreciação livre e independente de projetos – explicou Dr. Thiago.
O grupo é composto por oito vereadores: Alvoni Medina (PRB), Dr. Thiago (DEM), José Freitas (PRB), Mauro Pinheiro (REDE), Paulinho Motorista (PSB), Reginaldo Pujol (DEM), Tarciso Flecha Negra (PSD) e Airto Ferronato (PSB). Três são ex-presidentes da Câmara.
Assim como ocorre nas bancadas políticas, reuniões semanais serão realizadas para discutir propostas.
Horas depois do anúncio do primeiro grupo, outro similar foi protocolado na Câmara, intitulado Todos por Porto Alegre. O bloco é formado por 10 vereadores de PMDB, PDT, PROS e PR.
A ideia serviu para unir os parlamentares do PMDB, que estavam divididos entre ser situação e oposição à atual gestão na prefeitura. Tirando o PR, todas as legendas desse bloco também compuseram a coligação de Melo.