Não pegou bem para o governador José Ivo Sartori ter tirado do PSB a secretaria do Trabalho após a fusão da pasta com a de Justiça e Direitos Humanos. Na última quarta-feira, Sartori designou a primeira-dama, Maria Helena, como interina na recém-criada Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos. Escolhido pela Executiva do PSB para chefiar a nova pasta, Fabiano Pereira (PSB) sequer foi chamado pelo governo.
Em nota encaminhada à coluna, o presidente estadual do PSB, Beto Albuquerque, disse que faltou diálogo nesta decisão e que tem dúvidas sobre o papel do partido no Piratini. Afirmou também que não foi avisado sobre os motivos da nomeação de Maria Helena no lugar de Fabiano.
O governo do Estado disse que não tratará publicamento de questões políticas internas e que o PSB "é um partido de extrema relevância para o projeto em curso, pois faz parte dele desde a campanha eleitoral".
Leia a nota completa do PSB:
"O PSB/RS, em 2014, compôs a chapa, ajudou a eleger e passou a integrar o Governo Sartori desde seu início, com a direção de duas Secretarias de Estado:
1- Secretaria de Desenvolvimento Rural e
2- Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.
O PSB e sua bancada na Assembleia Legislativa manifestam nesta nota preocupação com os recentes fatos e decisões que envolvem a Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social agora alterada na fusão com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.
Nos últimos dois anos conduzimos a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social com competência, transparência, diálogo e muitos resultados positivos à sociedade gaúcha, sob o comando dos deputados Miki Breier (eleito Prefeito em Cachoeirinha) e depois Catarina Paladini (que em janeiro retornou ao mandato na Assembleia).
Diante disso, o PSB reuniu sua Executiva, como de hábito costumeiro e responsável, para escolher seu novo representante e definiu um novo Secretário, ainda no final de dezembro, para dar sequencia a gestão na área do Trabalho e Desenvolvimento Social e Justiça. Tudo foi informado ao Sr. Governador.
Não estão esclarecidas para o PSB as razões de interinidade adotada pelo Governo na gestão da nova Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Justiça, recém implantada.
Afinal, esta Secretaria seguirá ou não sob a responsabilidade do PSB?
O PSB seguirá integrando o Governo em duas Secretarias ou não?
O Governo quer ainda o PSB na sua equipe de governo?
Consideramos que estas dúvidas se configuram pela falta de diálogo objetivo nas decisões adotadas neste caso. Este tipo de fato não qualifica as relações daqueles que precisam juntos ainda construir muitas soluções para os graves problemas que enfrenta o nosso Estado.
Porto Alegre, 20 de janeiro de 2017.
Beto Albuquerque, Presidente Estadual do PSB/RS
Elton Weber, deputado estadual, Líder da bancada. Na Assembleia Legislativa.
Catarina Paladini, deputado estadual, Ex-Secretario do Trabalho e Desenvolvimento Social.
Liziane Bayer, deputada estadual, Líder Partidária na Assembleia Legislativa."