CONFRONTO PARTICULAR - A propaganda de rádio e TV explicitou o que já se percebia nos bastidores: Sebastião Melo (PMDB) e Nelson Marchezan (PSDB) travam uma disputa particular na eleição para prefeito de Porto Alegre.Convencidos de que não há lugar para os dois no segundo turno, um direciona a propaganda para as fragilidades do outro. Luciana Genro (PSOL) e Raul Pont (PT) agradecem.
GARIBALDI SEM PREFEITO - Em férias para cuidar de sua campanha para a reeleição, o prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin (PMDB), deixou para o secretariado a missão de administrar a cidade. Isso porque toda a linha sucessória também disputa a eleição: além do atual vice, o presidente, o vice-presidente e o 1º secretário da Câmara.Cettolin avisa que retomará a cadeira de prefeito se for preciso, já que o secretário designado só pode decidir sobre "rotinas administrativas".O Ministério Público pediu mais informações sobre o caso.
PREJUÍZO - Às vésperas da eleição, a denúncia contra Lula é um problema a mais para os candidatos do PT, que enfrentam dificuldades nas principais capitais. Em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad está em quarto lugar na pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira, com apenas 9%.
ALIÁS - Como a denúncia contra Lula foi baseada principalmente em depoimentos, líderes petistas reclamaram da falta de provas materiais e usaram as redes sociais para dizer que não se pode acusar a partir de convicções.
MARINA EM CAMPANHA - Mesmo gripada e quase sem voz, a ex-senadora Marina Silva (Rede) chegou ao Estado na quarta-feira para participar de caminhada no centro de Porto Alegre ao lado do candidato Sebastião Melo (PMDB) e do amigo Pedro Simon. Juliana Brizola (PDT), vice na chapa de Melo, não estava no encontro.
RANCOR - Derrotada na eleição presidencial de 2014, a ex-senadora mostrou que não esqueceu os ataques do PT. Na Praça da Alfândega, em um discurso quase inaudível devido à rouquidão, disse que "campanha não se faz com difamação, mas, sim, com críticas honestas e construtivas". E emendou:
– Estou muito feliz de compartilhar o meu apoio ao Melo, que é um grande testemunho de vida, porque veio de baixo, batalhou muito para chegar aonde chegou.
MESMO SEM VOZ - Marina desembarcou no Estado à tarde, gravou para o programa de Melo e, depois, enfrentou o vento gelado na caminhada, o que fez piorar sua gripe. Nesta quinta-feira, a ex-senadora tem agenda com o candidato do PTB a prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, que tem Gisele Uequed, da Rede, como candidata a vice.
MAIS AGENTES - Em fase de finalização na Susepe, o edital para o concurso de agentes penitenciários deve ser lançado em 30 dias pelo governo do Estado. Depois de concluído, o documento passará para aprovação na Casa Civil e será publicado. Os 720 aprovados serão chamados em três turmas ao longo de 2017 e não suprirão o déficit de agentes hoje no RS, que é de 850 vagas. Os novos profissionais vão trabalhar, principalmente, no presídio de Canoas. Segundo estimativa da Susepe, 800 vagas prisionais do módulo 2 serão disponibilizadas no primeiro trimestre de 2017.
DEMORA - Investigados desde março de 2015 pela Procuradoria-Geral da República, deputados federais do PP gaúcho estão impacientes com a demora do resultado do inquérito que apura a participação deles em recebimento de propinas com o dinheiro da Petrobras.
– Se for para nos denunciar, que sejamos, mas se for para arquivar, o façam também – disse um deles.
PEGA MAL - Os parlamentares têm receio em pedir à PGR o arquivamento dos processos e parecer, diante dos olhos da opinião pública, uma ação para prejudicar o andamento das investigações. O inquérito está dentro do processo-mãe da Lava-Jato e isso seria a justificativa para a demora no resultado, que já foi prorrogado cinco vezes pela Procuradoria.