Foi uma noite para nunca mais esquecer. No palco do Theatro São Pedro, a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul celebrou seus sete anos de vida na quarta-feira com um concerto regido por ninguém menos que Isaac Karabtchevsky. Sentada na primeira fila, recordei a tarde de 2010 em que assisti ao ensaio para a estreia da primeira formação no mesmo Theatro São Pedro, regidos pelo maestro Telmo Jaconi. Nascia uma orquestra criada para mudar vidas pela música.
No concerto dos sete anos, o maestro Jaconi viu seus meninos e meninas brilharem mais uma vez sob a batuta de um mito. Que maior alegria pode ter um professor? Karabtchevsky, ele mesmo um lapidador de talentos na Sinfônica de Heliópolis, projeto social que muda a vida de adolescentes pobres da periferia de São Paulo, elogiou Jaconi pelo trabalho de formação dos jovens músicos. E eles interpretaram Suzuki, Vivaldi, Bach, Villalobos, Bizet, Verdi, Rossini... Lindamente.
Na plateia estavam Fernando Schüler, o pai da ideia, a ex-governadora Yeda Crusius, que deu a seu secretário da Justiça carta branca para tocar o projeto, e Jaconi, o maestro, guia e construtor de sonhos. Saudada como a governadora que criou a orquestra, Yeda transferiu o crédito para Schüler e disse que seu mérito foi ter escolhido um secretário como ele.
Revendo esses sete anos de história, concluo que a Orquestra Jovem é a resposta para os que criticam as leis de incentivo à cultura sem pensar que elas viabilizam projetos como esse, capazes de transformar a vida de um jovem de baixa renda. Foi graças ao patrocínio do Banrisul e ao apoio da Famurs que tudo começou.
Hoje, a Associação Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul vive de contribuições de empresas e de amigos que acreditam na música como instrumento de transformação social. Entre essas instituições está o Pão dos Pobres, que abriga a orquestra e oferece espaço para os ensaios.
Se você quiser conhecer esse projeto, que envolve cerca de cem crianças e adolescentes, visite o site www.orquestrajovemrs.com.br. Tenho certeza de que você vai se apaixonar e virar amigo.