O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin chamou o governador José Ivo Sartori para uma reunião em Brasília nesta terça-feira. Fachin proporá uma mediação entre a União e os estados que conseguiram liminar diminuindo o juro da dívida. Além de Sartori, foram convocados os governadores de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e Minas Gerais, Fernando Pimentel.
O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, e o procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel, também acompanharão a reunião.
Leia mais:
RS obtém liminar no STF que reduz parcela da dívida com a União
Estado paga R$ 195 mil por consultoria sobre piso
Na semana passada, o Rio Grande do Sul conseguiu liminar no STF alterando o cálculo da dívida com o governo federal. Com a decisão, o Estado deixará de pagar uma parcela de R$ 280 milhões mensais para os cofres federais, e a prestação será recalculada – segundo estimativas extraoficiais de técnicos da Secretaria da Fazenda, o RS desembolsaria valores simbólicos.
O governador aproveita a agenda em Brasília para reunir-se com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, para tratar de relações comerciais em zonas de fronteira.