Recebi ao longo do dia uma série de questionamentos de servidores que não conseguiram fazer o empréstimo do 13º salário. Conversei com o presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Veras Mota e vou tentar esclarecer as principais dúvidas no formato de perguntas e respostas.
1. De que forma se pode solicitar o empréstimo?
Há quatro formas: nas agências do Banrisul, nos terminais eletrônicos, pelo Home Banking e pelo aplicativo do celular.
2. Em que casos é preciso procurar a agência?
Em três situações o servidor não poderá fazer o empréstimo pelos terminais eletrônicos, pelo Home Banking ou pelo mobile:
1. Menores de idade - Pensionistas com menos de 18 anos devem ir à agência com seu representante legal e fazer o empréstimo;
2. Litígio com o banco - Correntista terá de renegociar sua dívida para sair do cadastro negativo. Feita a renegociação, ficará livre para tomar o empréstimo;
3. Portabilidade - Servidores que migraram para outro banco terão de procurar uma agência do Banrisul para fazer o empréstimo. Não será preciso abrir conta no Banrisul. Na agência, assinarão um documento dizendo que não querem a portabilidade do valor referente ao 13º salário.
Quem fez antecipação do 13º salário de 2015 no início deste ano, como deve proceder?
Deve procurar o Banrisul para fazer a o empréstimo até o dia 18 e, com o dinheiro recebido, quitar o débito.
Será possível antecipar o 13º salário de 2016?
Sim. A partir do dia 18, o Banrisul abrirá uma nova linha de crédito para quem quiser antecipar o 13º salário do próximo ano. Essa é uma operação com custo elevado. Embora se fale em antecipação, trata-se de uma operação de crédito, com custo elevado.
Se tomar o empréstimo do 13º, esse valor é abatido do limite de crédito?
Não. Essa é uma operação extralimite. O servidor mantém os mesmos limites de cheque especial e crédito pessoal.
Quem fica responsável pelo pagamento do juro?
Em tese, o servidor, porque a relação é dele com o banco. Na prática, é o governo, porque o servidor receberá uma indenização pelo atraso, pouco superior ao custo do empréstimo. É uma espécie de c´redito consignado.
Se o servidor não quiser tomar o empréstimo, como vai receber o 13º salário?
Em seis parcelas, de junho a novembro de 2016, com uma correção estimada em 25%, a título de indenização pelo atraso. É a variação da Letra Financeira do Tesouro Nacional, mais juro de 0,8118% ao mês. O valor exato da correção vai depender da taxa Selic, que hoje é de 14,25% ao ano.
Se você tiver alguma outra dúvida, mande para cá que tentaremos esclarecer.