O pagamento antecipado do IPVA é a principal aposta da Secretaria da Fazenda para pagar em dia os salários de dezembro. A expectativa é de ingresso de R$ 350 milhões até o dia 30 de dezembro - metade fica com o Estado e a outra metade vai para os municípios. Quem pagar o IPVA até 4 de janeiro terá desconto de 9% a 10% referente à não correção da unidade padrão fiscal (UPF).
A qualquer tempo, o proprietário de veículo poderá usufruir dos descontos de bom motorista e da Nota Fiscal Gaúcha (5%). Mesmo com a mudança nas regras, 41,7% dos condutores terão o desconto de bom motorista na hora de pagar o IPVA. Isso significa 1,5 milhão de veículos. O desconto é de 5% para um ano sem multa, 10% para dois e 15% para três anos sem cometer infrações. Neste ano, 45,3% (1,68 milhão de veículos) usufruíram do incentivo à direção cuidadosa.
Na segunda-feira, o governador José Ivo Sartori deve assinar o decreto que oficializa os índices do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) 2016. Para concentrar o recolhimento do imposto nos primeiro quatro meses do ano, o pagamento da taxa terá como data-limite o final do mês de abril, conforme a placa.
Além do pagamento antecipado até 4 de janeiro, continua existindo a modalidade de pagar o imposto em até três parcelas (janeiro, fevereiro e março).