Olha só que legal: a PUCRS receberá na próxima segunda-feira o acervo do chargista e cartunista Paulo Gomes de Sampaio, o saudoso SamPaulo (1931 – 1999). A solenidade de entrega vai rolar às 14h, no Espaço de Documentação e Memória Cultural da Universidade (Delfos), localizado no sétimo andar da Biblioteca Central Irmão José Otão.
O acervo conta com materiais como desenhos publicados ao longo da carreira – e inclusive da infância –, catálogos e livros de referências visuais, fotos e documentos pessoais, previamente organizados por iniciativa da viúva, Eneida Sampaio, e da sobrinha Maria Lucia Pereira de Sampaio, que é filha do também cartunista Sampaio (1927 – 2017). No Delfos, eles ficarão disponíveis para pesquisa. Em 2012, Maria Lucia começou um blog para expor o trabalho do tio.
Leia também
Praia de Belas Shopping recebe CinePsiquiatria a partir deste sábado
Peça "A Myrna Como Ela É" entra em cartaz em Caxias do Sul nesta sexta-feira
– Para minha surpresa, 13 anos após a sua morte, o blog foi um sucesso. E esse foi o grande estímulo para voltarmos a pensar na entrega do acervo para a PUCRS. Consideramos que seria a melhor forma de preservá-lo e, ao mesmo tempo, possibilitar sua consulta – destaca a arquiteta a respeito do criador do imortal personagem Sofrenildo, cujas desventuras eram publicadas em jornais como Zero Hora.
Biografia
SamPaulo nasceu em Uruguaiana em 1931. Iniciou sua carreira no jornal Clarim, de Porto Alegre, quando adotou o pseudônimo. Trabalhou na Revista do Globo e nos jornais Diário de Notícias, Folha da Tarde, Correio do Povo, Folha da Manhã e Zero Hora. Na TV Piratini, dos Diários Associados, desenhava ao vivo no programa semanal SamPaulo e Seus Bichões. Criou o Sofrenildo, seu personagem mais famoso, em 1966. Entre seus livros publicados estão De Pedro a Collor, Os Pecados da Língua (com Paulo Ledur, em quatro volumes) e Sofrenildo, Até um Dia. Morreu em 1999.