As imagens muito bacanas aí são do gaúcho FLÁVIO DAMM, um dos mais importantes fotojornalistas brasileiros – que inaugura uma exposição hoje no Rio de Janeiro, cidade onde está radicado, na Galeria Marcelo Guarnieri, em Ipanema. A mostra reúne 36 cliques do veterano fotógrafo, que tem mais de 70 anos de trajetória e foi o único brasileiro autorizado a registrar a coroação da rainha Elizabeth II, em 1953, o lançamento do primeiro foguete nos Estados Unidos, em 1957, e o presidente Getúlio Vargas em seu autoexílio em São Borja, em 1948.
O que pouca gente sabe é que, enquanto fazia fotografias históricas para publicações como a revista O Cruzeiro, Damm estava sempre munido de sua câmera Leica, que lhe permitia agilidade e rapidez, produzindo ao mesmo tempo uma série de fotografias artísticas com cenas urbanas.
Leia também
Harry Styles lança clipe de "Sign of the Times"
Galeria de Arte Mamute recebe exposição de Letícia Lampert
São fotos desse tipo, produzidas pelo porto-alegrense desde a década de 1950, que serão exibidas em FLÁVIO DAMM – UM FOTÓGRAFO. A expo destaca o rigor formal e a poesia das composições em preto e branco com figuras humanas e elementos da paisagem e da arquitetura, captadas pela lente do mestre.