A Cinemateca Capitólio é o endereço que vai abrigar em Porto Alegre a 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, entre os dias 6 e 11 de junho. Realização do Ministério de Direitos Humanos, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento (ICEM), a mostra será realizada nas 26 capitais do país e no Distrito Federal.
Nessa edição, o circuito principal conta com 29 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Panorama, Temática – que abordará questões de gênero – e Homenagem, com foco na obra da cineasta Laís Bodanzky, diretora de filmes como Bicho de Sete Cabeças (2000) e As Melhores Coisas do Mundo (2010). Uma novidade deste ano é a Mostrinha, voltada para o público infantojuvenil, que exibirá oito curtas-metragens.
Leia também
Mallu Magalhães volta a Porto Alegre em agosto
Cantora Ana Vilela se apresenta na Capital em junho
Destaque ainda para as várias produções gaúchas selecionadas. Estão programados os filmes Carol, de Mirela Kruel, Epidemia de Cores, de Mário Eugênio Saretta, Madrepérola, de Deise Hauenstein, De que Lado me Olhas, de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi, e o premiado Pobre Preto Puto, de Diego Tafarel.
Todas as exibições serão gratuitas.