O indiozinho XADALU já deu a volta ao mundo, habita as ruas de mais de 60 países, ocupa galerias e museus – e agora vai ganhar as páginas de um livro. XADALU – MOVIMENTO URBANO será lançado em edição trilíngue no dia 11 de abril, na Casa de Cultura Mario Quintana, a partir das 19h.
Projeto da Joner Produções, a publicação em português, inglês e guarani aborda os dois grandes temas da trajetória do artista gaúcho DIONE MARTINS, criador do simpático personagem: a arte urbana e a arte por causa. Desde que adotou Xadalu também como seu nome artístico, em 2004, Dione dedica-se com seu trabalho a conscientizar o público para as questões da causa indígena, da arte de rua e da organização do espaço urbano.
Leia mais:
Rafael Sica lança o livro de desenhos
Instituto Goethe recebe cineasta Nathalie David para sessão de documentário
– Trago os amores e dores de uma cultura linda e sofrida, quase destruída, mas ainda resistente e persistente. Me sinto como o jabuti, o mensageiro que leva e traz a informação – diz o artista em seu texto no livro, justificando sua escolha do guarani com um dos idiomas na obra.
O volume traz ainda textos de Vitor Mesquita, Francisco Dalcol, André Venzon e Patrícia Ferreira, Adauany Zimovski, além de um caderno pedagógico destinado ao público infanto-juvenil. Outro destaque será o lançamento de um aplicativo com recurso de realidade aumentada: os transeuntes poderão acessar, por meio de colagens feitas em pontos específicos da Capital, um conteúdo virtual relacionado ao projeto, usando smartphones ou tablets.
E olha só que tri: as aldeias Koenju (São Miguel das Missões), Pindó Mirim (Itapuã, no município de Viamão), Nhundy (Águas Claras, também em Viamão) e Pindó Poty (bairro Lami, em Porto Alegre) receberão a doação de 40% da tiragem dos livros. Essas comunidades indígenas poderão vender os exemplares, incrementando sua renda.