Foram divulgados os finalistas do César, o principal prêmio do cinema francês. O brasileiro Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, concorre como melhor filme estrangeiro, ao lado de longas como o inglês Eu, Daniel Blake, de Ken Loach, o norte-americano Manchester à Beira-Mar, de Kenneth Lonergan, ambos em cartaz na Capital, e o alemão Toni Erdmann, de Maren Ade – também indicado ao Oscar da categoria. A 42ª edição do César será entregue no dia 24 de fevereiro.
Leia também
CineClube ZH apresenta "Estrelas Além do Tempo" neste fim de semana
Satanic Surfers se apresenta em Porto Alegre em fevereiro
Disney divulga o nome do novo filme da saga Star Wars, "The Last Jedi"
Nesta terça-feira, o cineasta polonês Roman Polanski desistiu de presidir em fevereiro a cerimônia do "Oscar francês" depois que associações feministas convocaram um boicote a sua indicação. O protesto foi motivado pela acusação de estupro que o diretor de filmes como Chinatown (1974) e O Pianista (2002) enfrenta há alguns anos.
Polanski é acusado de ter violentado em 1977 uma adolescente de 13 anos nos Estados Unidos. Em menos de uma semana após o anúncio de que ele iria presidir o César 2017, associações reuniram mais de 61 mil assinaturas para pedir sua destituição do posto.