Para marcar o centenário do falecimento do escritor gaúcho Simões Lopes Neto, a Pinacoteca Aldo Locatelli apresenta uma exposição com ilustrações do artista porto-alegrense Nelson Boeira Faedrich para as duas grandes obras da literatura regionalista escritas por ele: Contos Gauchescos (1912) e Lendas do Sul (1913). Em A escrita se fez imagem estão mais de 50 obras em diferentes técnicas, como têmpera, nanquim e scratchboard, todas do acervo da Fundacred.
Integrando a programação do Ano Oficial do Centenário da Morte de João Simões Lopes Neto, a mostra tem abertura nesta quinta-feira, a partir das 19h, lá na Pinacoteca da Prefeitura (Praça Montevidéu, 10) – onde o ator Hélio Oliveira vai realizar uma performance de A casa de Mbororé, lenda homônima escrita por Lopes Neto, com a música Canção de Mbororé, de Jorge Herrmann e Manuel Estivalet.
A curadoria é assinada por Paula Ramos, autora de A modernidade impressa – artistas ilustradores da Livraria do Globo – Porto Alegre, livro que também recupera o trabalho de Faedrich. No dia 15 de outubro, às 10h, a curadora ainda ministra uma palestra sobre o ilustrador e o escritor, no mesmo local – a exposição fica até o dia 18 de novembro.
Leia também
Matheus Nachtergaele: "Prefiro a arte do que a vida"
Karol Conka volta a Porto Alegre
Liniker e os Caramelows lançam seu primeiro disco, "Remonta"
A ESCRITA SE FEZ IMAGEM
Simões Lopes Neto ilustrado por Nelson Boeira Faedrich
Curadoria: Paula Ramos
Pinacoteca Aldo Locatelli – Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, 10)
Abertura da exposição em 22 de setembro de 2016, quinta-feira, às 19h
Visitação de 23 de setembro a 18 de novembro de 2016 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h)