Com mais de 40 filmes no currículo, a atriz argentina CECILIA ROTH será a primeira mulher a receber o troféu KIKITO DE CRISTAL, homenagem do FESTIVAL DE GRAMADO entregue a personalidades do cinema latino-americano. De No toquen a la nena, sua estreia no cinema, em 1976, ao seriado Supermax, primeira produção original da Globo para o mercado internacional dirigida por Daniel Burman, a ex-esposa do músico argentino Fito Páez inscreveu seu nome em importantes filmes de língua latina.
É impossível rememorar a carreira da intérprete sem falar de um de seus mais célebres amigos e parceiros: o cineasta Pedro Almodóvar. Cecilia acompanhou o diretor espanhol desde sua estreia atrás das câmeras com Pepi, Luci, Bom e outras garotas de montão (1980), passando por Labirinto de paixões (1982) e Maus hábitos (1983).
Mas foi o papel de Manuela em Tudo sobre minha mãe – Oscar de melhor filme estrangeiro em 2000 – que reafirmou o talento de Cecilia internacionalmente e a eternizou como uma das mais emblemáticas chicas de Almodóvar. Vencedora de dois prêmios Goya, a artista também foi uma das convidadas pelo Oscar em 2016 a integrar o corpo de votantes da academia.
Leia também
Assista ao novo clipe do trio O Terno, "Culpa"
Brechó de Desapegos tem edição de arte na Casa Frasca
Mallu Magalhães lança o clipe de "Casa pronta"; assista
Finalizando o longa Migas de pan, com estreia prevista ainda para este ano, a argentina completa o time de homenageados desta edição do evento serrano – que já conta com os atores Sonia Braga e Tony Ramos.
A 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado vai rolar de 26 de agosto a 3 de setembro.