2016 não começou fácil e, além de David Bowie, já levou outro nome célebre, também aos 69 anos e vítima de câncer: Alan Rickman, premiado com o BAFTA de melhor ator por Um Romance de Outro Mundo (1990) e sempre lembrado como o Severo Snape de Harry Potter. Para homenagear o ator e diretor britânico, a Contracapa selecionou alguns dos momentos de Rickman na TV e no cinema:
Leia também
Emicida e Rael fazem shows na Capital em 2016
Roger Lerina escreve sobre a morte de Bowie
(Vídeo) Roger Lerina comenta a morte de David Bowie
1. Teobaldo, em Romeu & Julieta (1978)
Primeiro papel de Alan na televisão, o filme traz o ator encarnando o primo de Julieta (Rebecca Saire), numa produção da BBC dirigida por Alvin Rakoff.
2. Hans Gruber, em Duro de Matar (1988)
Foi estrelado por Bruce Willis no papel principal. Rickman vive um terrorista alemão – e provavelmente o vilão mais célebre da série de filmes de ação.
3. Xerife de Nottingham, em Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões (1991)
Outro vilão na lista de personagens vividos por ele, que rendeu ao ator o BAFTA de melhor ator coadjuvante.
4. Coronel Brandon em Razão e Sensibilidade (1995)
No longa, Rickman contracena com Kate Winslet – parceria repetida em Um Pouco de Caos anos depois. Também foi indicado ao BAFTA de melhor ator coadjuvante pelo papel.
5. Grigori Rasputin em Rasputin (1996)
O único Globo de Ouro do ator vem deste filme (Melhor Performance de um Ator em Minissérie ou Filme Feito para TV), produzido pela HBO.
6. Momento de Afeto (1997)
Estreia de Alan como diretor e roteirista, o filme conta a história de Frances (Emma Thompson), recém-viúva que planeja se mudar para a Austrália e recebe a inesperada visita da mãe, Elspeth (Phyllida Law).
7. Severo Snape, em Harry Potter (2001 – 2011)
Papel que fez Alan Rickman ser amado pelos fãs de Harry Potter. O ator se equilibra na corda-bamba do enigmático personagem – que, ao longo da série, passa de vilão a mocinho.
8. Lagarta, em Alice no País das Maravilhas (2010)
Não é só sua atuação que é notória – a voz grave de Rickman ajuda a tornar a Lagarta do filme de Tim Burton ainda mais marcante.
9. Rei Luís XIV, em Um Pouco de Caos (2014)
Alan roteirizou, atuou e dirigiu o filme. Na trama, dois paisagistas vivem um romance enquanto trabalham na construção do jardim no palácio do rei Louis XIV, em Versalhes.
10. Lagarta, em Alice Através do Espelho (2016), e General Frank Benson, em Eye In The Sky (2015)
Por último, dois trabalhos póstumos deixados por Alan Rickman: ele interpreta novamente a voz da Lagarta, dessa vez dirigido por James Bobin, e faz parte do elenco de Eye In The Sky, ao lado de Helen Mirren e Aaron Paul.