
O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
A Polícia Civil e a Brigada Militar estão recebendo ao menos 15 novas viaturas. As aquisições, por parte do Estado, foram viabilizadas por meio de doações articuladas pelo Instituto Cultural Floresta (ICF) junto a gigantes como Gerdau, Panvel, Zaffari, Oleoplan, Neugebauer, Pompéia, Renner, Drebes e Vibra.
O investimento é de aproximadamente R$ 10 milhões e os veículos serão utilizados em Patrulhas Especiais do Comando de Polícia de Choque e como viaturas volantes da Polícia Civil.
A mobilização é resultado do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), ideia surgida há exatos sete anos, quando, em 28 de março de 2018, ocorreu a primeira doação de 46 viaturas ao Estado.
Desde a criação do Piseg, já foram destinados R$ 212 milhões às forças de segurança em 236 municípios gaúchos por meio de doações privadas.
— Entre 2017 e 2018, entendendo a gravidade da situação que o Estado enfrentava na segurança pública, dentro de um contexto de extrema escassez de recursos, a iniciativa privada foi chamada para contribuir. Hoje, temos a satisfação de perceber que ajudamos a fazer a diferença, e os resultados são visíveis nos números e na sensação maior de segurança nas ruas — analisa o presidente do Instituto Cultural Floresta, Claudio Goldsztein.