O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
Os próximos concursos públicos para seleção de professores da rede municipal de Porto Alegre vão incluir duas novas modalidades de seleção: prova didática e avaliação psicológica. O anúncio foi oficializado nesta terça-feira (3) pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Além disso, a prefeitura também está suspendendo o concurso de 15 vagas — para monitor, analista de tecnologia da informação e comunicação, fisioterapeuta, nutricionista e professores — lançado em outubro, para incluir as duas avaliações na seleção. A ideia do órgão é que, após as alterações, o edital e o cronograma serão republicados.
Segundo a pasta, a medida irá garantir uma seleção mais criteriosa e alinhada às demandas da educação de qualidade e as mudanças seguirão recomendações de organizações como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e visam melhorar indicadores educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
A medida foi ratificada pelo atual prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, que será o futuro secretário de Educação de Porto Alegre.
Como irá funcionar
Na avaliação didática, será aplicada uma simulação de uma aula, por meio da exposição oral sobre um dos temas que compõem o conteúdo programático da disciplina. Após esta primeira etapa, os aprovados passarão por uma avaliação psicológica.