O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore citou as enchentes no Rio Grande do Sul como evidência dos efeitos das mudanças climáticas. Em seu painel na COP29, neste final de semana, ele apresentou imagens da destruição do Estado: uma das fotografias apresentadas mostrava uma imagem aérea da região da rodoviária de Porto Alegre submersa.
A legenda dizia: "Essa foi a pior inundação registrada na história do Brasil". Em outro trecho, ele mostrou imagens do interior gaúcho. A legenda dizia: "Pelo menos 169 pessoas morreram, e cerca de 600 mil foram deslocadas devido às enchentes".
Gore, um ativista climático dos EUA desde que lançou seu documentário intitulado "Uma verdade inconveniente", apelou aos negociadores para que encontrem soluções "em vez de se curvarem à pressão política e industrial".
- Só temos que decidir quanto tempo o mundo vai se encolher diante do poder financeiro e político da indústria dos combustíveis fósseis. Se conseguirmos encontrar dentro de nós mesmos, em cada país, a capacidade de nos unirmos e fazermos escolhas inteligentes, poderemos resolver isso - disse.