O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
Durante a COP29, no Azerbaijão, o governo brasileiro deve apresentar o nome do presidente da COP30, que será realizada no Brasil em 2025.
Atualmente há dois nomes cotados: do secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, embaixador André Corrêa do Lago, e da secretária nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni.
Corrêa do Lago já foi diretor do Departamento de Energia e do Departamento de Meio Ambiente e negociador-chefe do Brasil para mudança do clima para a Rio+20.
Já Ana foi diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade - iCS, presidente de conselho do Greenpeace Internacional, entre outros cargos.
Os preparativos para a COP29 no Azerbaijão
A partir do dia 11 de novembro, as atenções se voltam para Baku, capital do Azerbaijão, onde ocorre a COP29.
No evento, autoridades de diversos países se reúnem para debater como reduzir os impactos do aquecimento no planeta. Conforme a ONU, o número de inscritos que se registraram ultrapassou 32 mil.
Segundo o governo brasileiro, questões relativas ao financiamento previsto no Acordo de Paris, discussões envolvendo o mercado de carbono e temas referentes à adaptação e à mitigação para o enfrentamento das mudanças climáticas são os principais assuntos que serão abordados no evento.
Leia aqui outras colunas.