O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
Donald Trump e Kamala Harris, que disputam os votos dos americanos para ocupar a Casa Branca a partir de 2025, se enfrentarão, pela primeira vez, em um debate. O embate será transmitido pela rede ABC News a partir das 21h (22h de Brasília). GZH fará uma cobertura especial ao vivo, com todos os detalhes do duelo.
Alguns analistas políticos estão apontando que esse será um dos encontros mais importantes, que poderá, inclusive, mudar a corrida presidencial, a depender do desempenho de cada candidato.
De acordo com a última pesquisa eleitoral, divulgada no fim de semana, a diferença entre eles é de um ponto percentual: Trump 48% x 47% Kamala.
Será a primeira vez da vice-presidente em um debate, já Trump está no seu 11º. Conforme a equipe democrata, Kamala está se preparando junto a assessores há alguns dias. Trump, por sua vez, diz que não precisa se preparar para o encontro. Entretanto, fontes de bastidores apontam que o ex-presidente realizou treinos para a disputa, inclusive com políticos que já foram do partido oposto.
Analistas americanos apontam que Kamala se apresentará como a ex-promotora de justiça contra um condenado. Na segunda-feira, a vice-presidente disse que Trump “provavelmente falará muitas mentiras”.
Uma das regras do debate é que o microfone do candidato que não estiver com o uso da palavra ficará desligado. A democrata queria que os aparelhos estivessem ligados durante todo o encontro, porém a equipe do republicano seguia o posicionamento da ABC. Há analistas que apontam que o desejo da equipe de Kamala era que Trump pudesse soltar alguns comentários reativos contra ela. Há algumas semanas, ele questionou a identificação racial da democrata, que se apresenta como negra. O ex-presidente disse “Eu não sabia que ela era negra até alguns anos atrás”.
Outros temas, como questões de gênero, aborto, economia e imigração, tão caros aos norte-americanos, deverão aparecer com força no embate.
Leia aqui outras colunas.