O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
O Brasil assumiu nesta quinta-feira (1º) a representação diplomática da Argentina na Venezuela, isso ocorreu após o presidente Nicolás Maduro ter decretado o fechamento da embaixada e a expulsão dos diplomatas do país. Assim, o Brasil fica responsável por garantir os direitos aos argentinos em solo venezuelano.
Porém, essa não é a primeira vez em que o governo brasileiro assume as responsabilidades da Argentina em um outro país. Em 1982, o Brasil também assumiu a representação em Londres, quando os países romperam relações durante a Guerra das Malvinas.
A Guerra das Malvinas foi um conflito iniciado pelo ex-ditador argentino Leopoldo Galtieri, que ordenou a ocupação das ilhas que estavam em posse da Grã-Bretanha desde 1833. Na época, a justificativa era a unificação do território à Argentina, que invadiu o espaço e iniciou a guerra. O conflito foi vencido pelos ingleses dois meses depois.
Em abril deste ano o presidente da Argentina, Javier Milei, disse em evento de memória aos 42 anos da guerra que iria “iniciar uma rota clara para que as Malvinas voltem a ser argentinas”.
Leia aqui outras colunas.