Um livro fundamental para compreender a onda de antissemitismo que voltou a varrer o Brasil e o mundo com muita força desde os atentados cometidos pelo grupo terrorista Hamas contra Israel, em 7 de outubro do ano passado.
"A Cronologia do Alef Bet" (SlerBooks), do jornalista Léo Gerchmann, é um relato da angústia vivida por um brasileiro judeu, descendente de refugiados dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial.
Na obra, Gerchmann demonstra como o antissemitismo se revestiu de antissionismo para, de novo, emergir em forma de preconceito contra o povo judeu.
- Com este livro, me propus a fazer de forma radical aquilo que é a essência do jornalismo, esta vocação linda, este sacerdócio. Mais que um livro e que o exercício jornalístico muito intenso de informar e esclarecer, vejo este trabalho como toda uma missão. Preciso que chegue às pessoas, para que nos entendam e removam os preconceitos provocados por uma narrativa mainstream que demoniza Israel, o sionismo (que tão somente é a autodeterminação judaica no seu único, altamente legítimo e essencial lar ancestral, com vizinhos em fronteiras seguras) e o próprio povo judeu, com seu sofrimento, perseverança e resiliência em séculos de perseguições cruéis numa diáspora inóspita, que vão da Inquisição ao Holocausto, passando pelos pogroms e as mais variadas violências. Escrevi para ser eficaz, para ser lido com atenção e boa vontade, com um propósito radical, urgente, sem deixar pontas destapadas e indo fundo em sensíveis, às vezes incompreendidos e muitas vezes invisibilizados assuntos identitários - afirma o escritor.
Serviço
O que - A cronologia do Alef Bet
Autor - Léo Gerchmann
Quando 23 de julho, das 18h30min às 20h30min
Local - Café Cultura - Patio 24 (Avenida 24 de Outubro, 1454, Porto Alegre)