O presidente Jair Bolsonaro decolou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Brasília, e deixará a presidência assim que sair do espaço aéreo nacional, o que deve ocorrer dentro de duas horas, quando ultrapassar a fronteira brasileira, cruzando a Venezuela, antes de tomar a rota do Caribe.
Bolsonaro passou a presidência ao vice, o general gaúcho Hamilton Mourão (Republicanos), senador eleito pelo Rio Grande do Sul.
Os detalhes foram obtidos pela coluna sob anonimato junto a fontes da FAB.
O destino do avião, um Airbus VC-1, deve ser a Flórida, nos Estados Unidos, provavelmente Palm Beach. A decolagem da aeronave ocorreu às 14h2min, pelo horário de Brasília - houve um atraso, no plano de voo, que estava previsto para as 13h45min. O Airbus VC-1 deve pousar às 20h10min no aeroporto de Orlando, na Flórida. Às 15h48min, a aeronave cruzava o Estado do Pará, próximo à divisa de Amazonas.
A saída ocorreu menos de duas horas depois de Bolsonaro fazer uma Live para seu público, que durou 52 minutos. Em nenhum momento, ele citou que sairia do país.
Um pronunciamento do presidente em exercício, Mourão, em rede nacional obrigatória de emissoras de rádio e TV, foi convocado para as 20h de sábado (31). A fala durará sete minutos.