Um dos principais pensadores brasileiros da atualidade, o advogado e professor universitário Silvio Almeida ganha força como "ministeriável" de Luiz Inácio Lula da Silva na pasta da Igualdade Racial. Na transição, ele integra o grupo técnico dos direitos humanos.
Uma de suas últimas aparições públicas foi no dia 18, quando palestrou no encerramento do VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (VIII ENTC), no Rio de Janeiro, com a conferência intitulada "Sociedade em Vertigem: crise, democracia e políticas públicas".
Diferentemente de outros representantes dos GTs, Almeida tem evitado dar entrevistas. Presidente do Instituto Luiz Gama, organização de direitos humanos voltada à defesa jurídica de minorias e educação antirrascista, o professor é cotado também para a pasta da Justiça. Nessa, aparece ao lado do ex-governador do Maranhão e senador eleito Flávio Dino.
Almeida é doutor em Direito pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Universidade de São Paulo, professor da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou como professor visitante das universidades de Duke e de Columbia, nos Estados Unidos.