A rainha Elizabeth II viajou para o palácio de Balmoral, na Escócia, em 21 de julho, data que marca o início do verão no Hemisfério Norte. Não por acaso, essa é considerada a residência preferida pela monarca durante a mais quente das estações - mesmo que na Escócia não faça tanto calor. A temperatura nesta quinta-feira (8) na maior e mais próxima cidade da região, Aberdeen, por exemplo, é de 16ºC e chove.
Aliás, cabe uma observação geográfica. O castelo fica em uma grande propriedade localizada em Royal Deeside, na área de Aberdeenshire, uma das 32 novas subdivisões administrativas da Escócia. Fica a 850 quilômetros de Londres, ao norte inclusive de importantes cidades escocesas, como a capital, Edimburgo, e Glasgow. O aeroporto mais próximo fica em Aberdeen, a 80 quilômetros do castelo, onde sete membros da família real desembarcaram nesta quinta-feira (8) para ficar perto da monarca, que foi colocada sob cuidados médicos.
Comprado em 1852 para a rainha Vitória pelo príncipe Albert e reformado desde então, o castelo é bem mais antigo: começou a ser construído em 1390. Não pertence à Coroa — ou seja, é residência privada da família e o local favorito de Elizabeth II. Ela costuma passar o verão lá. A rainha, inclusive, estava em Balmoral com os netos Harry e William quando recebeu a notícia da morte de sua ex-nora a princesa Diana, ex-esposa do príncipe Charles.
Embora tenha se tornado bastante citado ao longo desta semana, por ter sido o palco da nomeação de Liz Truss, a nova primeira-ministra, o castelo de arquitetura baronial escocesa é bem tradicional na história de Elizabeth II, de 96 anos. Foi lá, por exemplo, que ela e o marido, o falecido príncipe Phillip, passaram parte da lua de mel — mais precisamente, em um pavilhão de caça da propriedade chamado Birkhall, em agosto 1947.
Anos depois, com os filhos já crescidos, eram comuns imagens da família em cenas de recreação — algumas, mostravam churrascos reais e piqueniques com Elizabeth e Phillip ao lado dos filhos, os príncipes Charles, Andrew e Anne. Eugenie, neta da rainha (ela é filha de Andrew e sua ex-esposa Sarah Ferguson), chegou a descrever o local como uma "base adorável para vovó e vovô" e um "espaço para respirar e correr".