A situação dos refugiados e apátridas será tema de debate organizado pelo Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), em Caxias do Sul, e a Província Maria Mãe dos Migrantes, com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).
A live gratuita e aberta ao público está marcada para esta quarta-feira (15) às 19h, com transmissão no canal do YouTube da Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do CAM.
Participarão do debate a ativista Maha Mano, libanesa que viveu por 30 anos como apátrida e hoje é cidadão brasileira, o ativista Abdulbaset Jarour, refugiado sírio que vive no Brasil, o ator Eduardo Mossri, envolvido na causa migratória e que atuou na novela Órfãos da Terra, da TV Globo, na pele de um personagem sírio, e o representante do Acnur William Laureano. A mediação será feita pelo advogado especializado em migrações Adriano Pistorelo.
- A crise que estamos presenciando no Afeganistão é mais uma oportunidade de discutirmos o contexto das dificuldades da situação de refúgio e de apátridas. Ainda mais que o Brasil também está aberto a receber pessoas do país - diz Pistorelo.
Em 8 de setembro, o governo federal publicou portaria em que concede visto humanitário, com validade de 180 dias, aos afegãos que tenham fugido da crise no país asiático.