É um certo clichê dizer que os atentados de 11 de setembro de 2001 mudaram o mundo. Mas essa é uma das melhores maneiras de resumir o que houve naquela manhã de terça-feira nos Estados Unidos. A partir daquele dia, a economia, as relações internacionais, o turismo, o nosso dia a dia passaram por algum nível de alteração - como ocorrerá também após a pandemia de coronavírus.
Um dos reflexos dos ataques terroristas contra Nova York e Washington foi a Guerra do Afeganistão, iniciada com um ataque de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos para derrubar a milícia Talibã e caçar Osama bin Laden, o arquiteto por trás do plano de derrubar as torres-gêmeas do World Trade Center e atingir o Pentágono.
Depois de 20 anos, os americanos estão de saída do país asiático. O projeto foi iniciado por Donald Trump e teve continuidade com Joe Biden. O atual presidente, inclusive, afirmou que essa guerra é invencível do ponto de vista militar. Os sinais de recrudescimento do poder do Talibã é sinal disso.
O capítulo desta semana da série "O mundo em 3 minutos" relembra o conflito e suas implicações para a política americana e global. Espero que gostem!