A maioria dos países europeus atingiu ou superou a marca de 50% da população imunizada com ao menos uma dose contra a covid-19. Primeira nação a iniciar a imunização no Ocidente, o Reino Unido é o território onde a vacinação alcança maior parte da população no continente. Conforme o monitor One World in Data, organizado pela Universidade de Oxford e adotado pela coluna, o país registra nesta terça-feira (29) 65,48% da população imunizada com ao menos uma dose.
Na porção continental, onde está a maioria dos países que integra a União Europeia (UE), as campanhas avançaram bastante nas últimas semanas, depois de um início lento. Praticamente todas as nações superaram a metade de suas populações imunizadas com ao menos uma dose. A Bélgica é a nação que está melhor, com 60,51% da população vacinada com ao menos uma dose. Depois, vem a Finlândia, com 58,13%. Em terceiro, aparece a Hungria, com 56,7%.
Entre as nações centrais, destacam-se Itália (55,54%), Alemanha, 53,57%, Espanha, 53,03% e Portugal, 52,83%.
A França está um pouco atrás, com 49,4% da população imunizada com ao menos uma dose.
Quando a gente observa a situação dos "fully vaccinated" (completamente imunizado, ou seja, com as duas doses), a situação muda. A maioria das nações aparece na faixa dos 29%, 30% da população imunizada. Nessa tabela, a Hungria aparece em primeiro, com 50,45% da população completamente vacinada. Em segundo, vem o Reino Unido, com 48% da população imunizada.