Na segunda-feira (31), o Brasil chegou a figurar no grupo dos 10 países com mais mortes por covid-19, proporcionalmente ao tamanho de suas populações, no ranking organizado pela Universidade de Oxford, Our World in Data.
Ainda aparece na 10º posição, mas deve cair para 11º nas próximas horas porque o monitor ainda não atualizou os números, depois que o Peru revisou suas estatísticas, passando de 70 mil para 180.764 mortos, o que representaria 5 mil mortos a cada 1 milhão de habitantes. Com a nova atualização, o país andino torna-se a nação com maior número de mortos proporcionais a sua população.
O Brasil começou a entrar no grupo dos 15 com mais mortos na proporção por habitantes em abril. Conforme o monitor de Oxford, a nação registra hoje 2.164 mortos para 1 milhão de pessoas, à frente de Bélgica, Eslovênia e Itália. Com exceção do Peru, que tem 32 milhões de habitantes, todas as nações à frente do Brasil tem menos de 10 milhões de habitantes, como Hungria, República Tcheca e Bósnia e Herzegovina, as três líderes no ranking antes da revisão dos números pelo governo peruano.
Em termos absolutos, o Brasil é segundo país com mais mortes por covid-19 do mundo, com 461 mil óbitos, atrás apenas dos Estados Unidos (594 mil).