Qual é o país que mais vacina contra a covid-19 no mundo, na proporção ao tamanho de sua população?
Se você pensou em Israel, errou. Ou, no mínimo, assim como eu, está um pouco atrasado.
As Ilhas Seychelles, arquipélago a leste do continente africano, no Oceano Índico, ultrapassou Israel na corrida pela vacinação no último dia 20. Nesta terça-feira (11), segundo o monitor da Universidade de Oxford, o país registra a aplicação de 129 doses para cem habitantes - isso significa que administra mais doses do que o tamanho de sua população. Israel, que liderava o ranking até então, aplica hoje 121 doses para cem habitantes. E os Emirados Árabes Unidos, que por meses ficaram em segundo lugar, caíram para terceiro: 113,1 doses para cem habitantes.
No arquipélago do Índico, de praias paradisíacas, 70% da população recebeu ao menos uma dose. E cerca de 60% já está completamente imunizada, com as duas doses.
Nos últimos dias, o país vive um surto de covid-19. A taxa diária de infecções saltou para mais de 300 casos, elevando o total para 8.172 e forçando o governo a restabelecer medidas de restrição de circulação. Pode parecer pouco comparado a outros países, mas, para as Seychelles, é um número muito alto, uma vez que o país tem apenas 100 mil habitantes - pouco mais do que a população do bairro Rubem Berta, em Porto Alegre.
O Brasil, no ranking de Oxford registra hoje 22,28 doses para cem habitantes, tem 15% da população imunizada com ao menos uma dose e 7% com as duas doses.