O mundo lembra neste final de semana os 10 anos da morte de Osama bin Laden, mentor dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 contra o World Trade Center e o Pentágono, nos Estados Unidos. Não foi a guerra do Afeganistão nem do Iraque que resultaram na morte de Bin Laden, mas uma operação sigilosa, chamada Lança de Netuno, envolvendo forças especiais americanas, na calada da noite, que pôs fim à vida do homem que, por uma década, foi o mais procurado do planeta.
A data de aniversário da operação que pôs fim à jornada de Bin Laden é tema do primeiro episódio da nova temporada da série "O mundo em 3 minutos", que eu e o Matheus Leite preparamos. Clica aí acima!
Se você acompanhou as temporadas anteriores, já sabe: a ideia consiste em um vídeo rápido no qual explicamos os principais temas internacionais do momento. Com ilustrações, alguma interpretação, análise e de forma didática.
Neste primeiro vídeo da nova temporada, além de lembrar a ação das forças especiais americanas em Abbottabad, eu comento o que restou do terrorismo global desde a eliminação do líder da rede Al-Qaeda e a fragmentação do grupo Estado Islâmico.
Para saber mais
Há vários filmes e livros sobre a morte de Bin Laden e as guerras no Afeganistão e no Iraque. Recomendo "Não Há Dia Fácil" (Mark Owen, pseudônimo do líder da equipe Seal que matou o terrorista, escrito em parceria com o jornalista Kevin Maurer). O livro relata o trabalho dos Seal e traz uma narrativa detalhada sobre os fatos daquela noite em Abbottabad.
Entre os filmes, "A Hora mais Escura", está disponível na Netflix e foi inspirado no livro. O terrorismo nos anos 2000 gerou grandes obras: "O vulto das torres - A Al-Qaeda e o caminho até o 11 de setembro" (Lawrence Wright) conta a construção do pensamento radical islâmico desde os anos 1950, a vida de Osama bin Laden, a gestação dos atentados em Nova York e o fracasso dos serviços de inteligência americanos ao não preverem os ataques. Para quem quiser entender como a rede de Bin Laden deu origem ao Estado Islâmico, recomendo Estado Islâmico - Desvendando o exército do terror, de Michael Weiss e Hassan Hassan. "Mosul", disponível também na Netflix, conta um pouco do horror imposto pela organização no norte do Iraque e a luta de uma unidade curda contra os extremistas.