Na semana em que os Estados Unidos marcaram o seu retorno ao cenário internacional, graças à liderança na Cúpula do Clima, uma outra boa notícia para o governo americano. Nesta sexta-feira (23), o país se igualou ao Reino Unido em termos de vacinação contra a covid-19.
Segundo o monitor da Universidade de Oxford, utilizado pela coluna, os Estados Unidos registram 65,47 doses para cem habitantes. O Reino Unido aponta 65,48.
Os britânicos foram os primeiros no mundo ocidental a receber a vacina, concebida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca, em 8 de dezembro. Atualmente, o país governado pelo primeiro-ministro Boris Johnson administra também o produto da Pfizer/BioNTech.
Os EUA iniciaram a campanha ainda durante o governo Donald Trump, mas a corrida só foi acelerada depois que Joe Biden assumiu, em 20 de janeiro. À época, ele prometera aplicar cem milhões de doses nos primeiros sem dias de governo - meta que foi atingida 58 dias antes do fim do prazo.
Em números totais, os EUA, que utilizam as vacinas da Johnson&Johnson, Moderna e Pfizer/BioNTech, aplicaram 218,9 milhões de doses. O Reino Unido, em termos totais, administrou 44,4 milhões de doses.
No ranking da imunização total - ou seja, quem já recebeu as duas doses no caso dos produtos que assim o exigem, ou a dose única, no caso da vacina da Johnson&Johnson, os EUA estão bem mais à frente: 26,68% da população está completamente imunizada, contra 16,49% no Reino Unido.