A semana é decisiva para os nossos vizinhos. No Uruguai, único país do Mercosul onde a imunização contra a covid-19 não começou, a chegada da vacina é iminente. No entanto, ainda há data oficial para o começo da campanha.
O Uruguai fechou contrato com os laboratórios BiNTech/Sinovac e Pfizer. O governo do presidente Luis Lacalle Pou afirma que acertou, ao todo, a compra de 3,75 milhões de doses, o que, em tese, é suficiente para toda a população receber pelo menos a primeira dose.
O Paraguai começou nesta segunda-feira (22) a vacinação. Apenas 0,027% da população está imunizada, por isso o país ainda não aparece no ranking de Oxford. Os paraguaios usam a Sputnik V. Venezuela, que também não aparece no mapa, mas também está vacinando com Sptunik V.
Ao olharmos o mapa-múndi, observa-se grandes clarões, onde a vacinação não começou. Praticamente toda a África subsaariana está zerada - menos África do sul. No norte do continente, Argélia, Egito e Marrocos começaram.
Um dos únicos desenvolvidos onde a vacinação não começou é a Coreia do Sul. Lá, a imunização deve ter início na sexta-feira (26) ou no sábado (27).
A Austrália só começou no final de semana.
Curiosidade do dia: quem avançou nessas ultimas 24 horas foi a Sérvia, país que mais vacinou no período no mundo, atrás apenas de Israel.
O Brasil registra no mapa de Oxford 3,27 doses por cem habitantes, isso significa dizer que estamos atrás de Israel, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Bahrein, Chile, Sérvia e todos os 27 países da União Europeia.