As guaritas dos guarda-vidas da praia Mansa, em Punta del Este, no Uruguai, passaram a ostentar desde o final de semana uma bandeira diferente das tradicionais, que costumam alertar sobre os riscos do mar.
A bandeira da "aglomeração", na cor branca e com o desenho de bonecos em preto reunidos sob o sinal de proibido, foi criada para orientar os banhistas sobre excesso de pessoas à beira-mar. A ideia é que, ao avistarem o símbolo, veranistas que se dirigem à praia busquem outro balneário.
Entre as medidas adotadas pelas autoridades para tentar conter a disseminação do coronavírus está a orientação para que grupos de veranistas (no máximo seis indivíduos) mantenham distanciamento de no mínimo dois metros uns dos outros. Para auxiliar no cumprimento das orientações, funcionários da prefeitura percorrem os balneários pedindo aos visitantes que respeitem as medidas e usem máscaras de proteção.
O Uruguai, que outrora foi exemplo de contenção dacovid-19, viu em três semanas o número de mortos e infectados duplicar em três semanas. O país contabiliza até esta segunda-feira (4) 20.823 casos e 204 mortes.