Com manifestantes reunidos nesta quinta-feira (14) no Michigan, o debate nos Estados Unidos sobre o confinamento para conter o coronavírus ganhou tom partidário. Centenas de pessoas, algumas portando armas de fogo, reuniram-se debaixo de chuva em frente ao Capitólio do Estado, na capital, Lansing, desafiando a ordem para que permanecessem em casa, decretada pela governadora, a democrata Gretchen Whitmer.
Epicentro da indústria automotiva americana, Michigan (onde fica Detroit) terá papel-chave nas eleições presidenciais de novembro. Nos últimos dias, o Estado surgiu como ponto de oposição ao confinamento, posição defendida pelo presidente Donald Trump. Gretchen disse que estão sendo usadas armas para intimidar quem é a favor da quarentena. A governadora acusa os manifestantes de utilizarem símbolos nazistas.
- Temos que ouvir a ciência. Tomarei decisões baseadas em fatos, e não baseadas em retórica política ou tuítes - afirmou Gretchen, referindo-se às mensagens de Trump na rede social, que tem incentivado a retomada da economia, apesar de pedir aos governadores uma reabertura segura.
Com mais de 48 mil casos de Covid-19 e 4.714 mortes, o Michigan é o estado com o quarto maior número de mortos pelo vírus no país. A governadora prorrogou até 28 de maio as restrições impostas em 24 de março, mas flexibilizando algumas medidas para atividades comerciais e recreativas.
Segundo pesquisa The Washington Post-Ipsos, 72% dos residentes do Michigan aprovam as ações de Gretchen, contra 25% que desejam abertura imediata. Apenas 43% dos entrevistados concordam com a forma como Trump conduz a pandemia, que já deixou mais de 84 mil mortos no país.
O uso de armas no Michigan é legalizado - em público, elas devem estar visíveis. Não é a primeira vez que o grupo protesta. Desde o início da pandemia, organizações de direita, como Michigan United for Liberty (Michigan Unido pela Liberdade), tem pressionado a governadora a mudar sua política em relação à pandemia. No dia 1º, manifestantes chegaram a invadir a sede do parlamento local.