Manifestações globais no Dia da Mulher
Mulheres se reuniram em cidades ao redor do mundo em manifestações pelo Dia Internacional da Mulher, no domingo (8). Na América Latina, marchas aconteceram em um cenário de protestos mais abrangentes, engrossados por bandeiras como luta contra o feminicídio e políticas sobre aborto.
EUA começam retirada do Afeganistão
O governo americano anunciou na segunda-feira (9) que começou a retirada de suas tropas do Afeganistão. A saída está prevista no acordo de paz assinado por Washington com a milícia Talibã. A decisão acontece apesar das desavenças entre o grupo radical islâmico e o governo afegão, que têm travado a aplicação do acordo.
Biden avança no lado democrata
Na terça-feira (10), Joe Biden imprimiu nova derrota a Bernie Sanders na disputa interna do Partido Democrata, nos Estados Unidos, ao vencer prévias em Estados importantes como Michigan. O ex-vice-presidente conta agora com 878 delegados contra 725. Para ser o escolhido da legenda para concorrer com Donald Trump, em novembro, são necessários no mínimo 1.991.
Oposição nas ruas da Venezuela
A polícia venezuelana disparou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar centenas de venezuelanos que marcharam na terça-feira (10) em Caracas para reforçar a pressão contra o regime de Nicolás Maduro.
O ato estava sendo visto como uma medida da força do líder opositor Juan Guaidó, que voltou há um mês de uma viagem internacional que incluiu encontros com o presidente americano, Donald Trump, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o presidente francês, Emmanuel Macron.
Parlamento retira limites a mandatos de Putin
Na Rússia, o presidente Vladimir Putin completou o processo para permanecer no poder após 2024, quando terminaria seu quarto mandato. Na quarta-feira (11), a Duma (Câmara baixa do parlamento) aprovou a reforma constitucional que permitiria que Putin pudesse concorrer mais duas vezes — ou seja, ele pode ficar no poder até 2036, se eleito.
Coronavírus agora é pandemia
Enquanto a China anunciou que teria estancado o pico de crise do coronavírus, novos casos foram anunciados na Europa e na América. Na quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia. O presidente Donald Trump surpreendeu a União Europeia ao anunciar a suspensão dos voos provenientes do continente com destino aos Estados Unidos (com exceção do Reino Unido). O bloco europeu reclamou de não ter sido consultado.
EUA atacam posições do Irã
Os Estados Unidos responderam na quinta-feira (12) a um ataque no Iraque que matou dois militares americanos e um membro do serviço britânico. De acordo com o Pentágono, a retaliação teve como alvo cinco instalações para armazenamento de armas usadas por membros da milícia pró-Irã Kataib Hizbollah. Em comunicado, o exército iraquiano afirma que os ataques aéreos atingiram quatro localidades.