Poderia escrever que o Grêmio foi prejudicado pela arbitragem na anulação do gol marcado por Diego Souza. Mas confesso que não tenho a necessária coragem de atribuir a péssima atuação tricolor a erro do árbitro.
Estou sem palavras para definir o time do Grêmio neste jogo contra o Vila Nova. Treinou 10 dias e conseguiu ser pior do que na última partida da Série B. Foi uma equipe totalmente desentrosada, tentando se valer de eventuais lances individuais e isolados. Não funcionou o esquema com três zagueiros, eles não acharam lugar para jogar.
Comovente o esforço de Geromel e, especialmente, de Villasanti na busca das melhores soluções. As substituiçoes não surtiram efeito, Diego Souza foi quase um espectador, pois além do gol anulado, não recebeu nenhum lançamento em condições de marcar.
O momento tricolor está muito difícil, os atletas não tem obtido os resultados necessários para honrar a história e a trajetória gremista. E isto cria naturalmente ansiedade nas atuações e prejuízo no trabalho coletivo.
Teoricamente, o Grêmio tem time superior aos adversários da Série B, mas urge que voltem as vitórias. Não é possível que uma equipe da grandeza deste clube, na Série B, passe quatro partidas sem vencer.
Por incrível que possa parecer e isso representa a ruindade da competição, o Grêmio, embora com todos os resultasos negativos, ainda encontra-se em condições de, com uma vitória , integrar o G-4 da competição.
Tem que consolidar um esquema de jogo, definir uma equipe titular e jogar sem que assuma riscos de não vencer as partidas.
Enxoval
Me lembro que minha mãe quando mandava roupas para lavanderia fazia um enxoval contando todas as peças. O enxoval do Grêmio nesta Série B é deprimente: o Grêmio de domingo só empatou contra o penúltimo colocado, o Vila Nova, por 0 a 0. Mas neste enxoval tem coisa pior: perdeu para a Chape , em casa, empatou com o Criciuma , também em casa, empatou com Ituano. Perdeu para o Cruzeiro.
Nesta segunda (30) tem aniversário: um mês sem vitória do time do Grêmio na Série B. É tão fácil esta Série B que, apesar de todos estes fracassos, o time tricolor é quinto colocado, apenas dois pontos atrás do quarto colocado, que é o Sport Recife, com 15. Tivesse ganho dois jogos seria vice-líder.
O problema não está localizado nas dificuldades da competição, na qualidade dos outros times. O problema é o Grêmio, que tem um time com deficiências e um treinador que nada acrescenta. Reclamou da arbitragem, com razão, mas poderia jogar mais. Você se lembra de uma partida de qualidade do Tricolor nesta competição ?