O matemático e humorista André Damasceno me manda um cálculo preocupante sobre a situação do Grêmio no Campeonato Brasileiro. Segundo ele, a conta para escapar do rebaixamento remete à necessidade de somar 42 pontos. Portanto, o Grêmio precisa conquistar 40 dos 96 pontos que ainda tem a disputar.
Sendo assim, a necessidade é de realizar uma campanha com percentual de 41,66% para continuar na Série A. Dirá o torcedor que ele está sendo precipitado. Pela grandeza do clube, sim, mas pelo que o time vem jogando, nem tanto.
O aproveitamento até aqui é de pouco mais de 11%. Ou seja, para escapar do rebaixamento, o time gremista precisa de uma campanha quatro vezes melhor do que teve nas seis primeiras rodadas.
Outros números: nos últimos 12 jogos, o Grêmio só ganhou do Santa Cruz, o jogo da Recopa Gaúcha, e do Brasiliense, na Copa do Brasil. Não marcou gols em cinco dos últimos seis jogos.
O Juventude jogou com muitas preocupações defensivas e, mesmo assim, arrematou 11 vezes contra o gol do Grêmio, fez dois gols, perdeu um dentro da pequena área, enquanto o time gremista não conseguiu nenhuma oportunidade de gol durante 90 minutos. Precisa melhorar muito, porque o Atlético-GO é um bom time, rápido e insinuante.
Esta será a última chance para Tiago Nunes. Ele recebeu elogios dos dirigentes, mas de nada adianta trabalhar bem se os resultados não vêm. O desempenho tem sido ruim, os resultados, piores ainda, e há quem defenda que o treinador precisa fazer modificações importantes no time.