É sabido que Cortez e Diogo Barbosa não conseguem ter boas atuações. O Grêmio tem um menino formado nas categorias de base que não é aproveitado por nenhum treinador. Guilherme Guedes tem bom conceito dentro do clube e muito bom do ponto de vista técnico.
É considerado um lateral com grande capacidade de cruzamentos. Fiquei desconfiado de que poderia ter algo desabonador em relação a seu comportamento profissional. Ouvi três pessoas com amplo acesso ao clube. Todos me disseram que não tem nenhum problema.
Não consigo entender diante deste quadro porque ele não recebe oportunidades no time principal. Um mistério que se eterniza. Dentro de pouco tempo ele vai jogar no time de veteranos.
O Grêmio tem 10 jogos até o final do primeiro turno. Até agora, em nove partidas, foram três escassos pontos. Seria muito bom fazer 60% de aproveitamento. Com 18 dos 30 pontos chega a 21. Repetindo está campanha no segundo turno, estará fora do rebaixamento. Os 42 pontos serão suficientes para escapar.
Os times que estão na ponta de baixo da tabela também não somam muitos pontos. Penso que a tarefa do Grêmio de Luiz Felipe Scolari não seja tão difícil. Desde, claro, que a produção do time tenha melhora acentuada. Mas com o que tem de qualidade dentro do seu grupo de jogadores, é possível pensar em jogos muito melhores do time gremista.
Cabe ao treinador Scolari encontrar a melhor forma de jogar e ganhar os pontos necessários para tirar este pesadelo dos torcedores. Saiu Renato, entrou Felipão, com a mesma ideia de dar conta do futebol do Grêmio.