O insucesso do Grêmio pode ser resumido em três palavras: desperdício, arbitragem e incompetência. No primeiro tempo do jogo desta quarta-feira (14), o time tricolor perdeu três oportunidades de matar quando ganhava por 1 a 0. E Diego Souza perdeu mais um no segundo tempo.
Na arbitragem, o gol anulado de Ferreira, em uma posição que pareceu normal. No segundo tempo, o time morreu. Foi envolvido pelo Del Valle e ainda teve uma expulsão infantil de Maicon. Dali em diante foi constrangedor. Os jogadores equatorianos debocharam do time do Grêmio trocando passes e envolvendo constrangedoramente os gremistas.
O duro castigo será disputar a Sul-Americana, ficando fora da Libertadores. Pouco dinheiro, pouco prestígio e uma só vaga na fase de grupos.
O Grêmio precisa mudar. Marca mal, joga mal, não consegue superioridade sobre os adversários. Renato mantém uma estrutura de time que não tem jogadores com qualidade para executar. É preciso mudar. É preciso contratar.
Rafinha e Tiago Santos são dois bons reforços, mas precisa mais. Foram duas derrotas para um time de empresários, bem estruturado, mas quase iniciante na Libertadores. O Grêmio precisa mais.