Depois que GZH mostrou dezenas de pés de milho crescendo no canteiro central da Avenida Osvaldo Aranha, em Porto Alegre, leitores acharam que a prefeitura daria um jeito de arrancá-los. Porque só a Secretaria do Meio Ambiente pode fazer plantios em áreas públicas.
Mas, nesta semana, quando funcionários do DMLU foram cortar a grama no local, o cuidado que tiveram com a lavoura clandestina chegou a comover quem passava ali:
— Eles foram tão cuidadosos, especialmente com os menorzinhos. E a grama ficou muito bem aparada, com as mudas crescendo intactas — conta a publicitária Anaí Corrêa de Souza, 24 anos.
Segundo o DMLU, a orientação para as equipes de roçada é sempre preservar as mudas que existem no local. E, no caso da Osvaldo Aranha, embora a plantação não seja recomendada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ainda assim não se trata de inço, mas de plantio.
A secretaria reforça que é proibido a população plantar qualquer coisa no espaço público, já que essa é uma competência exclusiva da pasta, que analisa uma série de critérios técnicos ao realizar o procedimento.
Com Rossana Ruschel