A um passo de assumir a gestão do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido como Harmonia, o consórcio interessado promete unir dois conceitos na revitalização do espaço: tradição e inovação.
– Pode soar antagônico, mas tem tudo a ver com o Rio Grande do Sul – avalia Vinícius Garcia, sócio-diretor do Grupo Austral, que integra o consórcio GAM 3 Parks ao lado da empresa 3M Produções.
Na terça-feira (3), o GAM foi o único participante da licitação que a prefeitura promoveu para conceder o Harmonia à iniciativa privada. Após oferecer R$ 201 mil como valor de outorga, o grupo agora espera a última etapa antes da assinatura do contrato: a checagem de documentos, que inclui também a análise das garantias financeiras.
Em entrevista à coluna, Vinícius Garcia ressaltou a ambiciosa meta de botar Porto Alegre "na rota do turismo nacional e internacional". A ideia é transformar o Harmonia no primeiro parque temático da Capital – um local dedicado à celebração da cultura gaúcha, em suas mais variadas manifestações.
– Estamos pesquisando o que há de mais moderno em administração de parques no mundo todo. A cidade tem todas as condições de assumir um perfil turístico, ainda mais agora, com uma relação mais próxima com o Guaíba – acredita Vinícius, lembrando que uma prioridade será integrar o Harmonia com a nova orla.
Um dos planos do consórcio é construir uma série de alamedas dentro do parque – cada uma reverenciando a arquitetura, os costumes e a culinária de diferentes culturas do Estado. Por exemplo: uma das vielas homenagearia a colonização alemã, outra retrataria a cultura campeira, uma terceira focaria na imigração italiana, enquanto a quarta apresentaria a influência africana.
– Tudo isso, claro, com restaurantes, lojas, atrações. E, no centro desse espaço, teríamos a alameda principal, com shows, teatro, arte e dança – projeta Vinícius, ressaltando que as apresentações não precisarão ser, necessariamente, tradicionalistas.
Ele lembra que, por enquanto, isso é só uma ideia. O projeto concreto, mesmo, precisa ser entregue à prefeitura até dois meses após a assinatura do contrato, prevista para dezembro. Aliás, falando em prazos, o consórcio terá quatro anos, a contar da liberação das licenças, para concluir as edificações. Mas, bem antes disso, assim que assumir a gestão do Harmonia, o grupo pretende promover eventos para começar a atrair público.
– Com o tempo, tudo o que houver dentro do parque será revitalizado – promete Vinícius.
Sobre as empresas
A 3M Produções e Eventos é uma empresa do grupo TGS que liderou os estudos do PMI (procedimento de manifestação de interesse) para a revitalização do Parque da Harmonia, em Porto Alegre. A equipe técnica da 3M é composta pelas empresas TGS, Ecoreal e Cincobras, que realizou os estudos para a concessão do parque, formando uma equipe multidisciplinar nas áreas de eventos, meio ambiente, arquitetura, economia, administração e tecnologia.
Já o Grupo Austral, em parceria com a Svbpar, administra há quatro anos o Parque Pontal, na área do antigo Estaleiro Só, na zona sul de Porto Alegre. Em 2013, realizou o Mundial de Atletismo Master, com mais de 5 mil atletas de cem países. Está à frente da produção e da execução de projetos como Pokémon Go, Carnaval de Rua de Porto Alegre, BS Festival, Bud Basement e, desde julho, lidera o projeto Drive-In Air Festival, em Porto Alegre.