Depois de descumprir a ordem da síndica, uma moradora que havia pendurado na sacada uma faixa contra Bolsonaro, na Cidade Baixa, decidiu recuar. Almeri Espíndola de Souza, 70 anos, retirou a mensagem para "evitar mais atritos com a vizinhança", nas palavras dela. A imobiliária que administra o prédio já tinha avisado que poderia multá-la.
– Mas, se eu fosse multada, só ia espichar esse assunto. Porque eu não ia pagar, então a tensão aumentaria. Avaliei e concluí que briga com vizinho não vale a pena – diz Almeri.
Foi outro morador do edifício, incomodado com a faixa, quem pediu providências à síndica. Na convenção do condomínio, uma das regras é que a fachada do prédio esteja sempre "livre e desimpedida" – mas Almeri entende que essa norma pode ter interpretações diferentes. Para seguir protestando, ela pretende levar a mesma faixa para outros edifícios.
– Quem quiser pendurar na sacada, é só vir buscar. E já tem muita gente querendo – diz a bancária aposentada, que abriu com uma amiga, no Instagram, um perfil dedicado à faixa.
A ideia é que a lona branca com a inscrição "Anula eleição 2018. Fora Bolsonaro" seja fotografada em frente à casa de outras pessoas. Depois, as imagens iriam para a rede social.
Com Rossana Ruschel