Em duas semanas de trabalho voluntário, a nova casa de Josi Amorim, 40 anos, começa a ganhar forma. Tudo foi doado: madeiras, canos, telhas, esquadrias e até mão de obra.
A agilidade da construção atende à urgência de quem só tem teto até o fim do mês: mãe de três filhos – de 16, nove e seis anos de idade –, Josi não consegue mais pagar o aluguel de onde mora, na Vila Timbaúva, zona norte de Porto Alegre. Com a pandemia, as faxinas que ela fazia escassearam. E a renda que já era baixa evaporou. Quando já perdia as esperanças, Josi foi surpreendida por uma avalanche solidária.
– Me sinto abençoada: são pessoas humildes estendendo a mão sem nenhum ganho pessoal. Ainda estou digerindo a proporção disso – conta ela, emocionada.
A primeira a se movimentar foi a professora Milca Lopes, 40 anos, que divulgou a situação de Josi no Facebook e entre amigos da Igreja Adventista. Em poucos dias, recebeu dezenas de mensagens oferecendo doações e prestação gratuita de serviços.
– A maioria das pessoas que estão ajudando também é pobre. Muita coisa é usada, mas tudo é de coração – garante Milca.
No fim de semana passado, mais de 30 pessoas trabalharam na construção da casa, que já tem o alicerce e duas paredes concluídas. O carpinteiro Eloi Vieira da Silva, 64 anos, e a esposa Juliana, 46, empregada doméstica, têm se deslocado do bairro Belém Velho, onde moram, no extremo sul da Capital, até o outro lado da cidade para trabalhar na obra – entre a ida e a volta, eles passam três horas dentro do ônibus.
– É uma missão. Meu marido vai todos os dias, e eu, quando me libero. O serviço é braçal, mas ajudar o próximo é uma das coisas mais importantes da vida – diz Juliana, lembrando que Elói também responde pela elétrica e pela hidráulica da casa.
O terreno da construção é um antigo lixão, a poucas quadras de onde Josi vive hoje. Em um acordo com uma amiga, dona da área, ela poderá pagar o espaço em prestações pequenas, quando a renda voltar.
– Vou batalhar para honrar tudo isso e dar um futuro melhor para os meus filhos – projeta Josi.
Com Rossana Ruschel