Pizza, artesanato, advogado, cerveja, flores, veterinário, psicólogo, todo tipo de serviço que conecte as pessoas – e evite aglomerações – está no Apoia Local, um aplicativo para ajudar pequenos negócios de Porto Alegre. O usuário consegue selecionar o raio da busca: é possível encontrar, portanto, opções que estão a duas ou três quadras de casa.
Quem inventou a plataforma foi o casal Thiana Pinto, 35 anos, e Guilherme Fraga, 37. São os mesmos que já tinham criado, dois anos atrás, o já consagrado POA na Rua – um aplicativo que reúne todo tipo de evento a céu aberto. Por motivos óbvios, o POA na Rua perdeu força na pandemia, o que levou o casal a se reinventar. Com uma semana de vida, disponível para Android e iOS, o Apoia Local já reúne 320 empreendimentos – e já foi baixado por mais de mil pessoas.
– Antes, mapeávamos lugares. Agora, mapeamos gente. É um pessoal que está precisando de visibilidade, estamos felizes com a repercussão – comenta Thiana.
O casal vinha desde março pensando em formas de driblar os impactos da pandemia. O insight veio na hora do almoço, quando Thiana procurava alguém que vendesse comida congelada perto de casa, no bairro Hípica. Perguntou na internet, no grupo do condomínio, mas ninguém sabia nada: surgia a ideia do Apoia Local.
– Decidimos valorizar os pequenos. Pode ter um vizinho que venda comida congelada, que faça bolo, que talvez seja psicólogo e você nem imagina – alerta Thiana.
Com Rossana Ruschel