A partir da próxima segunda-feira (17), motoristas mulheres que usam o aplicativo Uber em Porto Alegre poderão optar por receber chamadas apenas de passageiras do sexo feminino.
A novidade faz parte do programa Elas na Direção, uma parceria entre o app de transporte e a Rede Mulher Empreendedora, que apoia o empreendedorismo feminino no Brasil. Segundo a Uber, o objetivo é "tentar diminuir a desigualdade entre homens e mulheres no mercado".
– No fim de 2019, as mulheres correspondiam a apenas 6% de toda a base de motoristas parceiros que utilizam a nossa plataforma no Brasil. E os motivos são os mais diversos, desde a falta de conhecimento sobre o que é preciso para se cadastrar, passando pela falta de visibilidade sobre os ganhos potenciais e até os desafios de segurança que a nossa sociedade impõe – afirma Claudia Woods, diretora geral da Uber no Brasil.
Segundo a empresa, a ideia é que no futuro as passageiras também possam escolher apenas motoristas mulheres – o aplicativo alega que, por enquanto, não tem um número de motoristas do gênero feminino suficiente para oferecer essa alternativa.
Com Rossana Ruschel