A iniciativa da prefeitura de devolver o espírito natalino a uma cidade apagada – não se vê desde os anos 2000 aquela vibrante decoração que tomava fachadas de prédios, casas e lojas – deixará no mínimo um legado mais duradouro: a espetacular fonte luminosa da Redenção.
Ela vai voltar turbinada, com 28 jatos iluminados que trocam de cor e atingem até 20 metros de altura. Para se ter uma ideia, nas poucas vezes em que a fonte funcionou nos últimos anos, ela tinha apenas quatro jatos – e já era linda. Restaurado pela Cyrela, em uma contrapartida para a construção de um condomínio, o equipamento vai jorrar água a partir do dia 10, quando todas as regiões da cidade vão receber decorações de Natal.
Especificamente na Redenção, todo o eixo central ganhará um colorido novo. Além da fonte luminosa, os canteiros que emolduram o espelho d'água serão enfeitados, e uma árvore de 20 metros de altura – com neve artificial e canhões de luz – servirá de atração. O ápice das celebrações no parque ocorrerá no dia 15, um domingo, com show gratuito do cantor Michel Teló.
– Quem passa lá, por enquanto, ainda não vê muita coisa: temos receio de furtos e vandalismo, mas vamos dar uma acelerada na montagem neste fim de semana – diz o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse, lembrando que os patrocinadores da festa (Cyrela, Trilegal e Motormac) contrataram segurança privada para proteger as decorações.
Foram justamente as depredações rotineiras que fizeram o poder público, nos últimos anos, deixar de lado a fonte luminosa. Mas não era uma desculpa aceitável: construído em 1935, o equipamento faz parte do patrimônio tombado do parque mais importante da cidade – abandoná-lo seria como abandonar a própria cidade.