Em um projeto inédito no país, a Uber escolheu Porto Alegre para promover um treinamento exclusivo para pessoas LGBT+. A iniciativa é uma parceria com a prefeitura e com a ONG Desobedeça: são 40 vagas para um curso gratuito sobre carreira e educação financeira.
Em quatro horas de aula, com diferentes professores, os participantes vão aprender sobre gestão de finanças pessoais, construção de uma rede de apoio – na vida profissional e privada – e elaboração de currículos. O encontro ocorre nesta terça-feira (13), a partir das 13h30min, no Sine Municipal (Avenida Sepúlveda, s/n).
– Sabemos que essas pessoas, muitas vezes, estão desempregadas e nem sempre são acolhidas pela família, então a ideia é ensinar estratégias para a independência financeira – diz a gerente de Comunicação da Uber, Crislaine Costa.
Com 15% dos seus 20 mil funcionários declarados como LGBT+, a Uber afirma que o foco do curso não é atrair motoristas para a plataforma, mas preparar cidadãos "em situação de vulnerabilidade" para o mercado de trabalho. Segundo a empresa, a capital gaúcha será a primeira a receber o treinamento– que também deve ocorrer em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador – porque a administração municipal demonstra engajamento na causa.
– Nós temos um cadastro municipal da população LGBT+, então conseguimos captar essas pessoas com maior facilidade do que em outras cidades – diz o coordenador da Diversidade Sexual e Gênero da prefeitura, Dani Boeira.
As inscrições para o treinamento estão abertas até esta segunda-feira (12) pelo telefone (51) 9 9108-3449 ou pelo e-mail grupodesobedeca@gmail.com.
Com Rossana Ruschel